Relatório Mensal Outubro
Relatório Mensal Outubro
Graça e Paz,
Já passou por uma situação em que a comunidade se volta contra você por considerar sua fé um risco para eles? É isso que estou vivendo agora, e gostaria de compartilhar com você. A pressão é real, mas acredito que suas orações podem fazer a diferença. Contamos com seu apoio e intercessão para enfrentarmos isso com coragem e sabedoria. Antes de tudo, gostaria de encorajá-lo a entender e orar com amor e paciência pelo que estamos passando. Lembre-se de que nosso inimigo não são pessoas, mas os principados e potestades que lutam contra o avanço do Reino.
a foto na parte superior na esquerda é sobre o ajuntamento da igreja caseira que apstoreio, e a foto na esquerda na parte inferior é sobre uma reunião com nossos parceiros internacionais , e a foto na direita é a reunião relatada neste relatório. sobre as demais fotos, escreverei um relatório especifico sobre elas.
A Indonésia, sendo o maior país de população muçulmano do mundo, mas tem um regime democrático que reconhece seis religiões oficiais, incluindo o protestantismo. Em teoria, isso deveria nos garantir "liberdade e direito" de abrir organizações em qualquer lugar do país. No entanto, com um sistema legal muito complexo, refletindo sua diversidade cultural, religiosa e política, com três principais influências: a lei estatal, a lei cultural (consuetudinária) e a lei religiosa (principalmente islâmica). Os muçulmanos frequentemente usam essa complexidade para enfraquecer os direitos dos cristãos, provocando perseguição política e religiosa. É exatamente essa situação que estamos enfrentando agora.
Iniciamos o processo oficial de legalização da nossa organização em 14 de Março de 2024. Desde o início, percebemos que estávamos sendo colocados de lado. Já se passaram quase seis meses, embora o processo normal leve, no máximo, três meses. Enfrentamos grandes dificuldades apenas para abrir a conta bancária da organização, pois os bancos nos exigiam documentos inadequados para uma ONG, alegando que eram suas regras internas. Após muitos debates e batalhas jurídicas, conseguimos abrir a conta e chegamos à fase final da legalização. Agora, estamos em busca da licença operacional, que permitirá validar nossas atividades em todo o país.
Nesse ponto, começamos a sofrer retaliações mais severas. Para obter a Licença Operacional, precisamos de uma carta que comprove o domicílio da organização. O sistema governamental indonésio é fragmentado, dividindo a sociedade em pequenos grupos que refletem relações de poder e cultura. A menor unidade é o RT, que controla de 10 a 20 famílias. A seguir, o RW, que supervisiona de 5 a 10 RTs, e depois o Dukun, que coordena de 5 a 10 RWs. Vários Dukuns são administrados por um Kelurahan, e um conjunto de Kelurahans forma um Kecamatan, que, por sua vez, compõe uma cidade. Para obter a carta de comprovação de domicílio, precisamos de referências das autoridades do RT, RW e Dukun, que devem ser levadas ao escritório do Kelurahan de nossa região.
foto ilustrativa
Nosso advogado já havia nos alertado que a área onde moramos é extremamente radical e que fariam o possível para impedir nossa presença aqui. Cientes dos riscos envolvidos e sem outra opção de endereço para a nossa organização, decidimos usar o endereço da nossa casa.
foto da compara da terra antes de eregir a casa.
As cartas dos líderes do RT ao Dukun foram relativamente fáceis de obter; eles foram cordiais e amigáveis com a nossa equipe. No entanto, ao chegarmos ao escritório do Lurah, ele assediou um membro da nossa equipe e criou uma situação que questionava nossas intenções na comunidade. Ele exigiu que realizássemos uma reunião com 20 RTs, onde o Dukun e o próprio Lurah estariam presentes para interrogar nossa equipe. Sem essa reunião, sabíamos que, mesmo sem justificativa constitucional, ele não assinaria nossa petição.
No dia 30 de setembro, realizamos a reunião com todos os indivíduos, e, obrigatoriamente, tivemos que pagar pela presença de cada um, como uma espécie de "oferta" obrigatória. Durante a reunião, apresentamos os objetivos da organização e respondemos a várias perguntas. Graças a Deus pelo preparo da nossa equipe e pela nossa capacidade de lidar com pressão, conseguimos lidar bem com a situação. No entanto, havia dois vereadores locais que começaram a questionar nossas intenções e a incitar a oposição entre os participantes. Como anfitrião, educadamente levantei a possibilidade de que eles estivessem nos dificultando por eu ser estrangeiro. Isso fez com que eles recuassem em seus argumentos, e a reunião terminou de forma “tranquila”.
Minha equipe e eu tivemos muita resiliência e maturidade emocional, mas naquela noite, eu não consegui dormir, sentindo o peso espiritual da reunião e pressentindo que encontrariam outra forma de nos prejudicar. Por isso, cancelei uma viagem marcada para o dia 10 de outubro para garantir a segurança da equipe. No dia seguinte, ao chegarmos ao escritório do Lurah, ele exigiu uma carta oficial declarando que não iríamos pregar o evangelho na região nem trazer missionários para cá.
Consultamos nosso departamento jurídico e redigimos uma carta que reafirmava nossos direitos constitucionais, mas também afirmava que não pregamos o evangelho diretamente em nossa vizinhança (RT). Recebemos a carta de domicílio e, agora, estamos nos preparando para ir a uma instituição do governo que emitirá nossa Licença Operacional. E, amanhã, dia 11 de outubro, receberemos a visita de cerca de 10 membros desse departamento do governo para comprovar que nossa organização realmente existe e enfim emitir a Licença Operacional. Glória a Deus!
Já escrevemos lhe escrevemos várias cartas de orações ressaltando a importância dessa organização, e agora, mais do que nunca, não podemos retroceder. Esse processo nos expõe na linha de frente, e se retrocedermos, podemos perder muito mais. Precisamos ter certeza, tanto juridicamente quanto legalmente, da nossa segurança e da de nossa equipe, que será garantida por meio dessa organização. Para nos manter firmes até a fase final, precisamos de três forças: espiritual, financeira e emocional. Desistir ou retroceder não é uma opção, pois atuar de forma ilegal coloca nossas vidas em risco muito maior e nos limita a agir de qualquer forma.
Há muito a ser dito sobre isso, mas neste momento, o que mais precisamos é do seu apoio em oração e financeiramente. Com os gastos adicionais que tivemos, estamos sem recursos para concluir a construção dos muros da nossa propriedade, o que é essencial para garantir a segurança da nossa equipe. Também precisamos de ajuda para o sustento básico dos nossos obreiros.
Seja parte da nossa batalha até a volta de Cristo. Ore, contribua e compartilhe nossos desafios com pessoas próximas e comprometidas.
Segui aqui os três pontos de oração mais urgentes e prioritários no momento:
Proteção e Segurança: Ore para que o Senhor nos conceda Sua proteção sobre a equipe e a organização enquanto enfrentamos perseguições e desafios legais. Peça a Deus que nos mantenha seguros e nos ajude a concluir urgentemente a construção dos muros de nossa propriedade para garantir nossa segurança.
Sabedoria e Força: Peça por sabedoria e força emocional para enfrentar a pressão e as retaliações que estamos enfrentando. Que nossa equipe permaneça unida e firme em sua fé, capaz de lidar com os desafios e adversidades.
Recursos Financeiros: Interceda por provisão financeira para concluir a construção de nossas instalações e garantir o sustento básico dos nossos obreiros. Que Deus levante pessoas dispostas a contribuir e apoiar nossa missão
No amor de Cristo,
Manoel
Indonésia, 10 de outubro de 2024